Em 2023, 145 dos 184 municípios do Ceará, representando 78,8%, atingiram uma nota igual ou superior a 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental. Já os outros 40 municípios, correspondentes a 21,2%, não alcançaram a meta estipulada, inicialmente prevista para 2021, mas adiada para 2023 devido à pandemia de Covid-19.
Pires Ferreira destacou-se como o único município cearense a atingir a nota máxima (10) no Ideb para os anos iniciais. Outros municípios, como Coreaú, Jijoca de Jericoacoara, Independência, Pedra Branca, Novo Oriente, Ararendá, Deputado Irapuan Pinheiro, Tamboril e Sobral, alcançaram notas acima de 9,0. Esses municípios apresentaram um crescimento no Ideb entre 95,9% e 170,3% entre 2007 e 2023.
Apesar de superarem a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), esses municípios exibem “projeções negativas” em relação ao cumprimento da meta, pois já ultrapassaram os índices esperados. No caso de Pires Ferreira, a regressão para a meta de 6,0 exigiria um retrocesso de 14 anos em sua política educacional, e cinco anos para retornar à meta de 9,9. Assim, o município consolidou um avanço significativo de 14 anos no cenário educacional cearense, segundo os parâmetros do MEC.
Entre os municípios com menores avanços no Ideb estão Caucaia, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iracema, Quixelô, Catarina, São Gonçalo do Amarante, Boa Viagem, Arneiroz e Iguatu. Os dados fazem parte do estudo “Mensurando o Esforço dos Municípios no Cumprimento de Metas do Ideb entre 2001 e 2023”, publicado pela Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
De acordo com Victor Hugo de Oliveira Silva, analista de Políticas Públicas do Ipece e autor do estudo, o Ceará tem registrado avanços notáveis na qualidade da educação básica nas últimas duas décadas, especialmente no ensino fundamental. Ele atribui esses resultados a duas políticas públicas complementares, lançadas em 2007: a Cota-Parte do ICMS e o Programa de Alfabetização na Idade Certa.
Enquanto a Cota-Parte do ICMS incentiva financeiramente os municípios que melhoram o desempenho escolar, saúde e meio ambiente, o Programa de Alfabetização na Idade Certa oferece suporte às gestões municipais com metodologias pedagógicas e de gestão escolar padronizadas, focadas em resultados. Essas iniciativas têm sido fundamentais para a evolução da educação no estado.