Regionais

Ajas de Monsenhor Tabosa e Tamboril contribuem com ampliação de materiais coletados por entidade beneficiária do Programa Auxílio Catador

A colaboração entre os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) dos municípios de Monsenhor Tabosa e Tamboril e os catadores da Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis e Reutilizável (COOCICLAR) está sendo fundamental para ampliar a coleta de materiais recicláveis nas comunidades. Os AJAs das aldeias Mundo Novo e Xique-Xique, bem como da Grota Verde, têm promovido a conscientização sobre a coleta seletiva, por meio de reuniões, visitas domiciliares e atividades educativas com os moradores locais.

Esses esforços já resultaram na instalação de 15 bags para coleta de materiais recicláveis em pontos estratégicos nas comunidades, com a expectativa de expansão. A instalação dos bags foi feita pelos AJAs, em parceria com a COOCICLAR, que faz a coleta dos resíduos recicláveis com uma frequência de cerca de um mês a um mês e meio. Cada bag acumula aproximadamente 100 kg de materiais, totalizando uma média de uma tonelada por mês nas três localidades.

A coordenadora regional, Amanda Maroana, tem reforçado a importância da integração entre políticas públicas e a necessidade de fortalecer essa parceria.

De acordo com Leonardo dos Santos, presidente da Coociclar “A tendência é melhorar, pois a gente ainda não tem suporte adequado para colocar em todas as pontas de ruas um eco ponto, ainda faltam equipamentos, mas a ideia é criar um projeto para adquirir mais armações personalizadas e dar um suporte, um apoio para incentivar o pessoal está cada vez mais levando material para os bags”, ressalta.

EM TEMPO

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de estado, criada pelo Governo do Ceará, por meio da Lei 17.383/2020. Executado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para cerca de 10 mil jovens em todosos 184 municípios cearenses.

EM TEMPO 

O Programa Auxílio Catador (PAC) é uma política pública instituída por meio da Lei N° 17.256, de 31 de julho de 2020, que prescreve sobre auxílio financeiro aos catadores de materiais recicláveis em decorrência da prestação de serviços ambientais no Estado do Ceará, trazendo benefícios financeiros aos catadores.

Compartilhe!

APP FEITICEIRO FM

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm