Destaques

Anvisa proíbe comercialização do álcool 70% em supermercados e farmácias a partir do dia 30 de abril

A partir de 1º de maio, a venda de álcool líquido 70% estará proibida em farmácias e mercados. A medida foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e visa reduzir o número de acidentes domésticos provocados pelo produto.

Em 2002, a Anvisa havia proibido a venda de álcool líquido 70% devido à alta inflamabilidade do produto. A medida foi revertida em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, para facilitar a higienização das mãos. No entanto, com o fim da emergência sanitária, a agência decidiu voltar a proibir a venda do produto.

Segundo especialistas, o álcool em gel é tão eficaz quanto o álcool líquido na higienização das mãos. Além disso, o gel é menos inflamável e oferece menor risco de acidentes.

Para limpar a casa, os consumidores podem usar outros produtos como vinagre, água sanitária e detergente. É importante seguir as instruções do fabricante para diluir esses produtos corretamente.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é contra a proibição da venda de álcool líquido 70%. A entidade argumenta que o produto é mais barato que o álcool em gel e que há uma grande demanda por ele por parte dos consumidores.

Após o dia 30 de abril, o álcool líquido 70% poderá ser encontrado em drogarias e lojas especializadas em produtos de saúde.

Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

APP FEITICEIRO FM

Feiticeiro Fm