A cobertura vacinal contra a Covid-19 em crianças de 5 meses a 6 anos no Ceará ainda está muito baixa. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), apenas 9% dessa população recebeu três doses do imunizante.
A meta do Ministério da Saúde (MS) é chegar a 90% das crianças da faixa etária imunizadas com as três doses. Para o Ceará alcançar a porcentagem, precisa vacinar mais de 400 mil crianças.
A coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, afirma que a baixa cobertura vacinal está relacionada a diversos fatores, como a falta de informação sobre a importância da vacinação, a dificuldade de acesso às unidades de saúde e a recusa de alguns pais e responsáveis.
“A gente entende que a vacinação é a melhor forma de proteger as crianças contra a Covid-19. O imunizante reduz o risco de hospitalização, internação em UTI e morte”, afirma Borges.
A Sesa está intensificando a vacinação infantil no estado. As estratégias recomendadas incluem vacinação casa a casa, busca ativa de crianças com esquema em atraso, mobilização nas unidades de saúde e horários diferenciados para funcionamento das salas de vacinas.
A vacinação contra a Covid-19 é gratuita e segura para crianças de todas as idades. As doses podem ser aplicadas em qualquer unidade de saúde do Ceará.