De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), o Ceará registrou um aumento de 189% no número de novos casos de covid-19 entre os dias 19 e 25 de novembro deste ano, em comparação com a semana anterior. Foram diagnosticados 716 novos casos durante este período .
O crescimento pode estar relacionado à circulação da EG.5 (variante Eris), que é capaz de driblar a memória imunológica e provocar infecção respiratória ou síndrome gripal .
A pasta monitora a situação epidemiológica no Ceará e recomenda a vacinação contra o coronavírus. A última atualização da vacina, com a bivalente, induz a produção de anticorpos capazes de neutralizar com mais eficiência a transmissão do vírus, uma vez que incorpora as novas variantes da doença predominantes no Brasil e em todo o mundo .
Para receber a vacina bivalente contra o coronavírus é necessário ter tomado, no mínimo, duas doses dos imunizantes monovalentes. O intervalo recomendado entre a aplicação das doses é de quatro meses, de acordo com orientação do Ministério da Saúde .
A vacina está disponível todos os postos de saúde dos 184 municípios do Estado.