Nesta segunda-feira (11), o governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, anunciou a abertura de mais de 11 mil novas vagas de qualificação profissional por meio do programa Criando Oportunidades. Com um investimento de R$ 11,1 milhões, o projeto tem como objetivo capacitar mulheres chefes de família cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), jovens a partir dos 16 anos, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis. Nos últimos sete anos, mais de 45 mil pessoas já foram capacitadas pelo programa.
“Esse é o grande legado que podemos deixar para a sociedade: investir em capital humano. Estamos investindo em jovens, mulheres e diversas pessoas que estão buscando capacitação para alavancar seus sonhos, conseguir uma condição melhor para suas vidas. E uma vida digna também é buscar novas oportunidades”, destacou Evandro Leitão.
A secretária de Proteção Social do estado, Onélia Santana, enfatizou que os participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de presença durante as aulas serão beneficiados com um kit instrumental de trabalho.
“São novas oportunidades para mulheres, jovens e pessoas em busca do primeiro emprego. Além da capacitação, essas pessoas também recebem um kit para iniciar seu trabalho, desde que cumpram a taxa mínima de frequência. Uma costureira recebe uma máquina de costura, assim como uma manicure recebe suas ferramentas. São diversas áreas disponíveis para que as pessoas possam ganhar seu dinheiro e seguir adiante”, explicou Santana.
Através do Criando Oportunidades, os cearenses têm acesso a cursos em várias áreas do mercado de trabalho. São oferecidas capacitações nas áreas administrativa, beleza, cozinha, construção civil, corte e costura, entre outras. A carga horária total é de 100 horas.
Os interessados em participar devem se inscrever no site da Secretaria de Proteção Social (SPS). Para os moradores do interior, é necessário procurar as secretarias municipais de assistência social para obter mais informações sobre o programa.