O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza, a partir desta terça-feira (11) até quinta-feira (13),em Nova Russas, o processo de recebimento dos documentos que comprovam as informações dos candidatos ao programa Carteira de Motorista Popular. O atendimento acontece das 8h às 17h, na sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRA),situado na Rua Francisco Lopes, s/n, Centro da cidade.
O atendimento será efetuado na unidade móvel do programa (carreta). Nesse trabalho, que é chamado de validação, os candidatos saberão, no momento da entrega dos documentos, se foram selecionados para o programa.
Os documentos exigidos são os seguintes: (cópia e original) Identidade, CPF, comprovante de residência (em nome do candidato) e o que comprova apenas um dos quatro critérios em que o candidato se enquadra: ou beneficiário do Bolsa Família, ou matriculado na escola pública (ensino fundamental, médio ou profissionalizante), ou egresso do sistema penitenciário ou portador de necessidades especiais).
O programa financia as etapas de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A (somente para conduzir motocicleta), sem nenhum custo para quem foi selecionado.
O Detran é que faz a inscrição do selecionado no Centro de Formação de Condutores – CFC (autoescola) do município, no momento em que houver a chamada para os exames iniciais (médico e psicotécnico) e biometria (captura de imagens do rosto e das digitais dos 10 dedos das mãos). A pré-inscrição é feita somente pela Internet, no site do órgão.
O pré-cadastro solicita os seguintes dados: CPF, data de nascimento (dd/mm/aaaa), município onde mora (seleciona na relação dos 184 municípios cearenses); qual segmento pertence (basta um): alunos do ensino público; beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoa egressa do sistema penitenciário ou portador de deficiência física. Procedimento: Primeira habilitação para moto; CEP do endereço residencial e se sabe ler e escrever (informa sim ou não).