O Governo do Ceará sancionou nesta segunda-feira (23) uma lei inovadora que promete mais segurança para motociclistas do estado. O programa “Moto Segura Ceará” garante monitoramento e rastreamento gratuitos para motos furtadas ou roubadas, beneficiando inicialmente os entregadores e mototaxistas — categorias que dependem das motos como ferramenta essencial de trabalho.
O serviço será acessado através de um aplicativo do Detran, onde os motociclistas poderão se cadastrar. O sistema de monitoramento permite a localização rápida das motos, que serão devolvidas aos proprietários após serem recuperadas pelas autoridades. O governador Elmano de Freitas confirmou que o lançamento oficial do programa será no próximo dia 30, quando os primeiros cadastros serão realizados.
“Isso é parte da nossa política de Segurança Pública, para desestimular o furto e roubo de motos. Dia 30 começaremos a colocar os primeiros aparelhos nas motos dos entregadores que têm a moto como instrumento de trabalho. Para facilitar o trabalho da Polícia, para aquele caso de o cidadão estar trabalhando e alguém furta ou rouba sua moto, a Polícia vai poder agir de uma forma rápida, porque vai ter condição de localizar a moto”, disse o governador.
O sistema será acionado após a comunicação oficial do crime às autoridades competentes. Conforme descrito na lei, assim que a moto for localizada, ela será devolvida ao beneficiário pela polícia, garantindo a retomada rápida do trabalho e mais segurança para esses profissionais que atuam no trânsito das cidades cearenses.
O “Moto Segura Ceará” representa mais um passo na busca por medidas eficazes contra a criminalidade e no apoio a quem depende da motocicleta para sustentar suas famílias. O programa já gera expectativas, especialmente entre motoboys e mototaxistas, que enfrentam diariamente o risco de roubo enquanto desempenham suas funções.