Um cearense de 26 anos foi preso nesta quinta-feira (25) em Crateús, interior do Ceará, durante a segunda fase da “Operação Animes”. O suspeito é acusado de manter um site pirata com filmes e episódios de desenhos japoneses e coreanos. A ação foi realizada por equipes das Polícias Civis do Ceará, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A “Operação Animes” tem como objetivo combater crimes contra a propriedade intelectual na internet, com foco em animações japonesas (“animes”) e produções coreanas (“webtoons”). Na segunda fase da operação, os policiais prenderam o suspeito e apreenderam computadores, celulares, HDs internos e outros dispositivos que comprovam a prática do crime.
As autoridades também informaram que o site pirata do suspeito foi bloqueado e desindexado dos mecanismos de busca. Segundo a Polícia Civil, o site tinha um tráfego de 1,2 milhão de visitantes por mês, o que demonstra a grande escala da pirataria de conteúdo audiovisual no Brasil.
O nome do suspeito não foi divulgado pelas autoridades. A investigação sobre o caso continua em andamento para identificar outros envolvidos na prática do crime. A Polícia Civil alerta para os riscos da pirataria online, que além de prejudicar os autores e produtores de conteúdo, também pode colocar em risco a segurança dos usuários, com a disseminação de malwares e vírus.