Destaques

Ceará Sem Fome: Ampliação do programa garante comida na mesa e oportunidades para milhares de cearenses

O combate à fome no Ceará ganhou novo impulso com a ampliação do programa Ceará Sem Fome, que agora beneficia 53 mil famílias, um aumento de 23% em relação aos 43 mil beneficiados inicialmente. A informação foi apresentada ao governador Elmano de Freitas (PT) na 3ª Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial do Programa, realizada nesta segunda-feira (1º).

O programa, que reúne o trabalho de 15 secretarias estaduais e órgãos parceiros, visa garantir o acesso à alimentação saudável, promover a produção de alimentos, qualificar e gerar renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. A estimativa é que o Ceará Sem Fome chegue a quase meio milhão de pessoas em todo o estado.

Em apenas alguns meses de funcionamento, o programa já conta com mais de 1.000 cozinhas comunitárias em funcionamento, fornecendo refeições nutritivas e balanceadas para a população mais necessitada. Além disso, o cartão Ceará Sem Fome permite que as famílias comprem alimentos frescos e saudáveis em estabelecimentos comerciais locais, aquecendo a economia e impulsionando o desenvolvimento local.

O governador Elmano de Freitas destacou a importância do programa para o combate à fome e à pobreza no Ceará. “O Ceará Sem Fome é mais do que um programa de distribuição de alimentos. É um projeto de transformação social que visa garantir dignidade e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.

A primeira-dama, Lia de Freitas, que também participa do Comitê Intersetorial, ressaltou a importância da intersetorialidade para o sucesso do programa. “O Ceará Sem Fome é um esforço conjunto de todas as secretarias do governo. Cada pasta está trabalhando de forma integrada para que possamos alcançar os nossos objetivos”, disse.

Para o primeiro semestre de 2024, o programa Ceará Sem Fome tem como prioridades:

  • Implementar políticas públicas de combate à fome;
  • Monitorar e avaliar o programa;
  • Capacitar e gerar renda para as famílias beneficiadas;
  • Fortalecer o Grupo de Trabalho Alimento Seguro;
  • Colaborar com a Comissão de Estudos e Proposições de Ações para o Enfrentamento da Insegurança Alimentar e Nutricional no Ceará.
Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

APP FEITICEIRO FM

Feiticeiro Fm