O gerente da Ematerce, Israel Santos, alertou em entrevista à Feiticeiro Fm que 23 beneficiários do Garantia Safra 2022/2023 estão com seus cadastros bloqueados e podem perder o benefício de R$ 1.200 caso não regularizem a situação.
Os motivos do bloqueio variam, podendo ser por renda incompatível com o programa, registro de veículos em nome do beneficiário ou até mesmo a posse de imóveis. A partir da próxima segunda-feira (1º), os beneficiários com pendências podem comparecer à Ematerce para tentar reverter a situação.
Segundo Israel Santos, o Ministério do Desenvolvimento Regional enviou a lista com os nomes dos beneficiários bloqueados. É importante ressaltar que o valor do Garantia Safra não é cumulativo com outros programas de renda mínima, como o Bolsa Família.
O agricultor com o cadastro bloqueado, deve comparecer com todos os documentos originais para buscar uma solução para o problema.
EM TEMPO
O Garantia Safra é um programa do governo federal que oferece cobertura para agricultores familiares que perderam suas safras devido a eventos climáticos adversos. O valor do benefício é de R$ 1.200 por hectare, pago em até três parcelas.