O Governo do Ceará deu um passo importante na proteção animal ao lançar, na quarta-feira (13), quatro editais que destinam R$ 5 milhões para políticas públicas na área. As iniciativas visam beneficiar abrigos, protetores e animais em todo o estado, com foco na castração, consultas, exames, cirurgias e alimentação.
O Programa de Fortalecimento da Assistência Médico-Veterinária Gratuita, o Vet+Ceará, oferece atendimento veterinário gratuito para protetores de baixa renda. Clínicas em todo o estado podem se credenciar para oferecer serviços como castração, consultas, exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias gerais. A estimativa é realizar 14 mil atendimentos.
O Programa de Apoio a Abrigo, o PataCeará, destina recursos para custeio de alimentação e medidas sanitárias em abrigos de animais domésticos, equinos e silvestres. Serão selecionados nove abrigos de animais domésticos, um de equinos e outro de animais silvestres. Cada instituição pode receber até R$ 180 mil por ano, conforme a quantidade de animais abrigados e o plano de trabalho apresentado.
Para acessar os serviços do Vet+Ceará, os protetores de animais devem se cadastrar na Secretaria da Proteção Animal. O atendimento será feito mediante registro prévio e direcionado via sistema próprio da secretaria, disponível no site protecaoanimal.ce.gov.br.
Requisitos para cadastro como protetor de animais:
- Renda de até 2 salários mínimos e declaração de incapacidade de custear atendimentos veterinários sem o comprometimento do sustento próprio e/ou da família;
- Declaração de veterinário, devidamente registrado no CRMV, informando que atua como protetor de animais no estado do Ceará.
Os investimentos do Governo do Ceará representam um marco na proteção animal no estado. As iniciativas demonstram o compromisso da gestão com a causa e fortalecerão a rede de apoio aos animais em situação de vulnerabilidade.
Informações adicionais:
- Prazo para credenciamento de clínicas no Vet+Ceará: até as 17h do dia 24 de março.
- Período de inscrições para o PataCeará: de 13 a 29 de abril, às 23h59.
- Site da Secretaria da Proteção Animal: protecaoanimal.ce.gov.br