Destaques

Conta de luz deve subir 5,6% em 2024, acima da inflação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que a conta de luz deve subir 5,6% em 2024. O aumento supera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estimado em 3,9%.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que um dos principais motivos para o reajuste acima da inflação é a expansão da rede básica de energia. Em 2023 e 2024, serão realizados leilões de linha de transmissão que somam R$ 60 bilhões em novos investimentos.

Outro fator que contribuiu para o aumento é o fim da devolução dos créditos tributários decorrentes da exclusão do ICMS da base de cálculo de PIS/Cofins. A medida, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2022, deve gerar uma perda de R$ 20 bilhões para as distribuidoras de energia.

O reajuste de 5,6% será aplicado a todas as distribuidoras de energia do país, independentemente da região. A cobrança começará a ser feita a partir de abril de 2024.

Esse aumento significativo, que pode pesar no orçamento das famílias brasileiras. O impacto será ainda maior para os consumidores de baixa renda, que já enfrentam dificuldades para pagar as contas de energia.

Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

APP FEITICEIRO FM

Feiticeiro Fm