Apenas 32% das crianças de até 4 anos no Ceará haviam tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até 30 de novembro. Isso significa que quase 70% dos pequenos não iniciaram o esquema vacinal, que prevê duas doses, com intervalo de 28 dias.
A baixa cobertura vacinal nessa faixa etária é um problema de saúde pública, pois as crianças são um dos grupos mais vulneráveis à infecção pelo coronavírus. Elas podem apresentar quadros graves da doença, incluindo hospitalização e morte.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Antonio Silva Lima Neto (Tanta), destacou a importância de melhorar a cobertura vacinal no Estado, sobretudo entre crianças.
“Nessa faixa etária, só 32% tomaram a primeira dose. Isso quer dizer que quase 70% das crianças não receberam nenhuma dose contra a covid-19. Precisamos pedir o apoio da sociedade para protegê-las e combater a desinformação sobre as vacinas”, explica.
Segundo a Sesa, a vacinação contra a Covid-19 para crianças de até 4 anos está disponível em todos os postos de saúde do Estado. As doses são gratuitas e seguras.