Os números de homicídios no Ceará cresceram pelo segundo mês consecutivo em novembro de 2023. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 287 pessoas foram mortas no estado no mês passado, um aumento de 22,12% em relação a outubro.
Fortaleza foi a cidade com o maior número de assassinatos, com 102 mortes. É o maior número de homicídios registrados na capital cearense em 10 anos.
Outras cidades com alta taxa de homicídios foram Maracanaú (48), Caucaia (35), Juazeiro do Norte (27) e Sobral (26).
A SSPDS não divulgou os dados de dezembro, mas a tendência é de que o número de homicídios continue crescendo.
EM TEMPO
As causas do aumento da violência no Ceará ainda são desconhecidas. No entanto, especialistas apontam uma série de fatores que podem contribuir para o problema, como a desigualdade social, a falta de oportunidades e a impunidade.
A desigualdade social é um dos principais fatores que contribuem para a violência. As pessoas que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social têm mais chances de serem vítimas de violência.
A falta de oportunidades também é um fator importante. As pessoas que não têm perspectivas de futuro podem recorrer à violência como forma de sobrevivência ou de obter status social.