A Câmara Municipal de Tamboril aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta sexta-feira (10), o projeto de lei que autoriza a criação da Guarda Civil Municipal (GCM). O município realizará concurso para 25 vagas. As especificações para o certame, ainda serão divulgadas em edital pelo município.
Segundo o projeto de lei, a GCM deverá atuar fortalecendo a segurança pública do município, agindo na segurança patrimonial e fiscalizando o trânsito do município, com atuação direta na organização e moralização incluindo aplicação de multa. A criação da GCM, faz parte da municipalização do trânsito e da efetivação da secretaria de segurança pública do município.
Segundo a gestão municipal, o órgão será comandado por um militar das forças de segurança do estado e terá status de polícia, agindo devidamente armada nos termos da lei, podendo participar das ações policiais dentro do município.
A aprovação do projeto foi bem recebida pela população de Tamboril. Moradores da cidade esperam que a GCM contribua para a redução da imprudência, dos acidentes e contribua para a melhoria da segurança pública do município.
O projeto segue para sanção do prefeito Marcelo Mota.