Destaques

Fies: governo libera renegociação de dívidas com até 99% de desconto

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (1º) a liberação da renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com até 99% de desconto em juros e multas. A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (1º).

Como vai funcionar

A renegociação poderá ser feita por estudantes com dívidas vencidas e não pagas há mais de 90 dias em 30 de junho deste ano. Os descontos variam de acordo com o perfil do estudante e o tempo de atraso da dívida.

  • Para os estudantes com dívidas vencidas e não pagas há mais de 90 dias, mas com menos de 360 dias, o desconto é de 12% no valor principal da dívida, caso o pagamento seja realizado à vista. Também é possível parcelar o débito em até 150 meses. Nesse caso, é descontado 100% dos encargos, porém o valor do financiamento não é reduzido.

  • Para os estudantes inadimplentes a mais de 360 dias em 30 de junho deste ano que estejam inscritos no Cadastro Único ou que tenham recebido o Auxílio Emergencial em 2021, o desconto é de 99% para pagamento à vista.

  • Para os acadêmicos que tinham débitos a mais de 360 dias em 30 de junho deste ano e que não estão inseridos no grupo social descrito anteriormente (Cadúnico ou Auxílio Emergencial), o desconto é de 77% para pagamento à vista.

Impacto

A medida deve beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas que estão inadimplentes com o Fies. A dívida acumulada é de R$ 54 bilhões, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Reações

O anúncio da renegociação foi bem recebido por entidades estudantis. A União Nacional dos Estudantes (UNE) afirmou que a medida é uma “luz no fim do túnel” para os estudantes que estão com dificuldades de pagar suas dívidas.

O Ministério da Educação (MEC) também comemorou a medida. Em nota, o MEC afirmou que a renegociação é “uma oportunidade para que os estudantes regularizem suas dívidas e tenham acesso ao crédito estudantil”.

Como renegociar

A renegociação poderá ser feita por meio do portal SifesWeb, pelo aplicativo Fies Caixa ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O prazo para solicitar a renegociação vai até 31 de dezembro de 2023.

Mais informações

A renegociação de dívidas do Fies é uma medida importante para que os estudantes regularizem suas dívidas e tenham acesso ao crédito estudantil. A medida deve beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas que estão inadimplentes com o Fies.

A renegociação poderá ser feita por meio do portal SifesWeb, pelo aplicativo Fies Caixa ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O prazo para solicitar a renegociação vai até 31 de dezembro de 2023.

Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

APP FEITICEIRO FM

Feiticeiro Fm