Regionais

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus da UFC em Crateús conquista nota máxima do MEC


O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Crateús recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC) em sua avaliação de Conceito de Curso (CC). A coordenação do bacharelado, liderada pela Professora Janine Mesquita, comemorou o resultado e destacou que a reformulação do Projeto Pedagógico, incorporando as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019, e a inclusão de atividades extensionistas no currículo foram fatores essenciais para a melhoria da nota, que saltou de 4 para 5.

A avaliação do MEC, realizada de forma remota na semana passada, contou com reuniões, análise de documentos e um tour virtual pelos espaços do curso em Crateús. A Professora Janine Mesquita ressaltou que a organização documental e o alinhamento com o instrumento de avaliação demonstraram que o curso oferece uma formação de qualidade para profissionais qualificados. Para ela, a conquista da nota máxima reflete o comprometimento do Campus de Crateús em cumprir seu objetivo perante a sociedade.

A avaliação abordou três principais aspectos: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A Professora Janine Mesquita enfatizou que o curso obteve nota máxima em todos os pontos avaliados, com pequenas ressalvas que serão solucionadas em breve. Entre as melhorias buscadas está a construção de laboratórios, para a qual já foi aprovado um recurso de R$ 11,2 milhões pelo MEC.

O Campus da UFC em Crateús, que tem enfrentado desafios característicos da interiorização da educação federal superior no país, é visto como uma referência de resiliência e força. A nota 5 obtida pelo Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária reflete a seriedade do trabalho realizado e a confiança de que estão no caminho certo para proporcionar uma formação de excelência.

Criado em 2014, o bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus da UFC em Crateús forma profissionais capacitados para desenvolver projetos, coordenar empreendimentos e implementar ações de preservação, controle e recuperação dos sistemas ambientais. Os egressos do curso também estão preparados para atuar na administração, gestão, ordenamento ambiental e monitoramento de impactos provocados por diferentes formas de poluição.

Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

APP FEITICEIRO FM

Feiticeiro Fm