A falta de médicos é um problema que afeta todos os municípios do Brasil, mas é mais grave nas cidades do interior. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cerca de 1.200 municípios brasileiros não têm médicos suficientes para atender a população.
A falta de médicos tem várias causas, entre elas a preferência dos médicos em trabalhar nos grandes centros urbanos, onde há mais oportunidades de trabalho e melhores condições de vida. O fato tem sido constatado em vários municípios. Os secretários de saúde, peregrinam em busca de profissionais para assumir unidades básicas e chegam até a realizar postagens nas rede sociais.
A falta de médicos tem um impacto negativo na saúde da população. As pessoas que vivem em cidades do interior têm mais dificuldade de acesso à atenção básica, o que pode levar a doenças crônicas e até mesmo à morte.
O governo federal tem tomado medidas para tentar resolver o problema da falta de médicos, como o Programa Mais Médicos, que oferece bolsas de estudo para médicos que se comprometem a trabalhar em áreas carentes. No entanto, essas medidas ainda são insuficientes para atender à demanda.
O problema da falta de médicos é um desafio para os municípios do interior.