Um gato-mourisco vermelho foi encontrado morto às margens da rodovia que liga a sede de Tamboril ao Distrito de Sucesso, próximo a entrada que dá acesso ao Assentamento Passarinha, na manhã desta quinta-feira (23).
O animal foi atropelado por um veículo ao atravessar o asfalto. Segundo especialistas, esse felino não é muito comum e esse em específico tem uma cor diferente da maioria dos animais da espécie.
“Normalmente, os gatos-mouriscos são da cor grafite, mas esse tem uma cor avermelhada devido a uma alteração genética, o que o torna raro”, explicou o biólogo João Batista, ouvido pelo blog.
O gato-mourisco é uma espécie de felino pequeno, que pode chegar a medir até 70 centímetros de comprimento e pesar até 7 quilos. É um animal carnívoro, que se alimenta principalmente de roedores, aves e répteis.
A espécie é encontrada em todo o Brasil, mas é mais comum na região Nordeste. Os gatos-mouriscos são animais solitários e noturnos. Eles vivem em florestas, matas e cerrados.
A morte do gato-mourisco vermelho é uma perda para a biodiversidade da região. O animal era uma espécie rara e que fazia parte do ecossistema local.