Regionais

Ministério Público do Ceará vai pressionar prefeituras para que implantem fiscalização rigorosa no trânsito

Quem anda nas cidades do interior do Ceará, percebe de longe, o quanto o trânsito não tem controle e fiscalização. Cidades como Tamboril por exemplo, usando do “faz de conta” quando o assunto é fiscalização e punição aos infratores que insistem em faltar com respeito às leis vigentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Baseado nessa realidade, o Ministério Público vai pressionar as prefeituras que assumam responsabilidade diante do caos que mensalmente mata pessoas e prejudica a vida das pessoas.

Segundo levantamentos realizados pelo órgão, há cerca de 20 municípios atuando e integrados ao sistema nacional de trânsito. No papel, há 69 cidades que criaram o órgão, mas, na prática, não operam neste Estado com 184 cidades. Ou seja, o Interior vive situação de abandono em matéria de fiscalização.

O promotor de justiça Hugo Porto tomou à frente e iniciou a campanha Municipaliza, tendo apoio do Detran, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e da Associação Cearense para o Desenvolvimento dos Municípios (ACDM). O orgão vem realizando diversos encontros regionais e oficinas com as prefeituras no interior, objetivando contribuir com implantação da fiscalização nesses locais onde o trânsito não é fiscalizado.

Segundo especialista Carlos Alberto, essa fiscalização é importante para organizar o fluxo de veículos e pedestres, já que são penalizados os que desrespeitam a lei. Para o especialista, mais importante que isso é colocar a população nos assuntos que envolvem a mobilidade urbana. “Cuidar do trânsito é uma obrigação da prefeitura, mas as pessoas também são importantes para termos uma cidade mais segura para todos” ressaltou.

Em Tamboril, há mais de 04 anos aconteceu a implantação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a autarquia que comecou com 06 agentes de fiscalização, atualmente contam com somente três. O trabalho não é feito como deveria e as condições e ferramentas para esse tipo tal não são ofertados pelo poder público. O trânsito no município se tornou um caos, com menores ao volante, constante desespeito as leis, dentr muitos outros fatores.

(Com Eliomar de Lima)

Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

APP FEITICEIRO FM

Feiticeiro Fm