Após a divulgação feita pelo Sindicato dos Médicos do Ceará dando conta que 18 prefeituras do estado estão com dividas perante os médicos filiados a entidade. A campanha intitulada de Devedômetro, pegou muitos gestores de surpresas. Catunda foi um dos municípios citados pela campanha. O Secretário de Saúde do município Rogério Rodrigues, emitiu nota nesta quarta-feira (03), esclarecendo a população que as dívidas às quais coloca o município na relação de devedores, foram deixadas pela gestão passada.
Confira a nota:
Diante das informações que circulam nas redes sociais à respeito da inadimplência de pagamentos a médicos que prestaram serviços a Prefeitura Municipal de Catunda, venho aqui deixar claro que o fato ocorreu na gestão passada, onde vários médicos que deram plantão não receberam seus honorários.
Cabe aqui esclarecer ainda, que a atual gestão vem trabalhando na organização dos serviços e pagando seus funcionários rigorosamente em dias, sempre no último dia útil do mês, desta forma todos os servidores, assim como os médicos se encontram com seus pagamentos em dia e desde o dia 1° de janeiro do corrente ano, têm médico plantonista 24h no HGC.
Repudiamos todas as calúnias maldosas e inescrupulosas que alguns blogs utilizam da rede para deflagrar informações irreais tentando denegrir imagem da gestão.
Rogério Rodrigues de Mendonça
Secretário de Saúde de Catunda
Entenda a campanha.
A campanha funciona assim: o Sindicato é acionado por médicos cujas remunerações estão em atraso; após checada a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através de sua Assessoria Jurídica; esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. Tal divulgação, sempre no primeiro dia útil de cada mês, refere-se aos débitos do mês anterior.
Os dados do mês de abril de 2017 foram divulgados excepcionalmente dia 28, devido ao feriado de 1º de maio.
Figuram no Devedômetro, as Prefeituras de Acarape, Acopiara, Aracoiaba, Caririaçu, Catunda, Cruz, Fortaleza, Icó, Limoeiro do Norte, Madalena, Missão Velha, Mucambo, Mulungu, Potengi, Quixeramobim, Redenção, Saboeiro e Ubajara.
Informações colhidas pelo blog apontam que outras prefeituras que estão na relação, também herdaram dividas de gestões passadas e emitiram nota de esclarecimento sobre o caso.