Uma caravana de Italianos pertencentes a uma Organização Não Governamental estão percorrendo o estado do Ceará visitando acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Na manhã desta terça-feira (11) eles foram recepcionados em Tamboril na Comuna Irmã Dorothy, onde realizarão durante dois dias um curso de fotografia e uma programação de visitação as barracas do acampamento urbano.
Os Italianos liderados pelo experiente fotografo Julio de Mel, que a mais de dez anos estudada e documenta o trabalho realizado pelos movimentos sociais, trouxe em sua comitiva um misto que vai de estudantes de jornalismo à arquitetos e fotógrafos.
Em entrevista concedida ao Jornal A HORA DA VERDADE da Feiticeiro Fm, Julio de Mel destacou que o curso de fotografia dará origem a um livro que será lançado na Itália e mostrará aos italianos através de fotos a realidade dos movimentos sociais no Brasil, com destaque para o cotidiano vivenciado por essas famílias com foco na situações de moradia e acesso aos bens mais básicos.
Acompanhando a comitiva de Italianos, o assessor de comunicação do MST Gene Santos destacou a programação que teve início nesta terça-feira com uma oficina de fotografia que envolveu os moradores da comuna, a tarde acontecer´atividades com as crianças e a noite terço dos homens e apresentação do grupo de flautas.
Na quarta-feira (12), as atividades começarão as 04h30 da manhã com uma jornada municipalista seguido de uma oficina de artes com telhas realizada pelos moradores da comuna em seguida almoço.
A comitiva de Italianos irá se despedir de Tamboril na tarde desta quarta-feira (12), levando para a Itália a imagem da luta de tamborilenses que a mais de um ano constroem com muita perseguição o sonho da casa própria debaixo da lona preta.