A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas vai ganhar sua sede nesta quinta-feira (25). Instituída em 10 de março deste ano pelo governador Camilo Santana, a SPD operava, provisoriamente, no Palácio da Abolição, e agora será instalada em prédio histórico do bairro Jacarecanga, em solenidade que integra as ações da Semana Nacional Sobre Drogas no Estado. O governador e a titular da SPD, Mirian Sobreira, comandam a cerimônia, a partir das 8 horas.
O prédio, uma construção do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, tem 92 anos e foi completamente restaurado para abrigar toda a estrutura da SPD, além do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), que foi inaugurado no governo anterior. A programação conta com manhã de serviços oferecidos à população, com aferição de pressão, teste rápido, vacinação, ginástica, massoterapia, corte de cabelo, maquiagem, expedição de documentos, além de atividades culturais com apresentação de grupos de capoeira, dança e música.
A Semana Nacional Sobre Drogas acontece em diversas cidades brasileiras e está prevista no calendário internacional, que tem o dia 26 de junho como marco. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime lidera a campanha global para aumentar a conscientização sobre o grande desafio que as drogas ilícitas representam para a sociedade como um todo. O objetivo da campanha é mobilizar apoio e inspirar as pessoas a agirem contra o uso problemático de drogas.
A Assembleia Geral reconhece que, apesar de contínuos e crescentes esforços por parte da comunidade internacional, o problema mundial da droga continua a constituir uma ameaça grave para a saúde pública, a segurança e o bem-estar da humanidade, e para a segurança nacional e soberania dos Estados Membros, e que mina a estabilidade social, econômica e política e do desenvolvimento sustentável.
A campanha no Ceará será encerrada domingo (28) com um passeio ciclístico. Serão 12 quilômetros, com início e fim no Parque do Cocó. Haverá sorteio de bicicletas e prestação de serviços comunitários. O evento é realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.