Uma ovelha da raça Santa Inês, único clone ovino do Brasil, nascida no dia 12 de maio de 2014, está prenhe. O clone foi produzido na Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), como resultado de uma parceria científico-tecnológica entre os professores e pesquisadores da UECE, Ana Paula Rodrigues e José Ricardo de Figueiredo, e os professores da McGill University de Montreal, Canadá, Vilceu Bordignon e Hernan Baldassarre.
A pesquisa conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio do Programa de Cooperação Internacional. Os experimentos para a produção do clone foram realizados durante os anos de 2013 e 2014, no Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA).
A borrega (jovem ovelha), que está com pouco mais de 10 meses de idade, é de propriedade da Fazenda Haras Chicote, localizada em Aquiraz, é um clone de outra ovelha. Esta é mãe do carneiro Landhover, único animal bicampeão da raça Santa Inês no Brasil.
O nascimento do filhote é aguardado para o início do segundo semestre. A ovelha clone passa bem, conforme mostra a imagem, na presença de seu tratador, o Sr. Node Diógenes.
Os pesquisadores cearenses são professores dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e em Biotecnologia (PPGB-Renorbio) da UECE.