O município de Tamboril, é hoje referência nacional, quando o assunto é a Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido.
Nesta quinta-feira (26), Tamboril foi sede de um intercâmbio, que teve a participação de professores, Caritas Diocesana, representantes de diversos estados do nordeste e a presença de dois pesquisadores, o Piauiense Elmo Lima, e da Italiana Lalita Kraus.
Na abertura do evento o prefeito Ramiro, ressaltou a importância da Educação Contextualizada e a universalização da mesma no município de Tamboril, onde desde o inicio de sua gestão, segundo ele, não tem medido esforços para que o projeto possa avançar e assim contribuir para os índices da educação do município. O prefeito lembrou que a educação contextualizada esta universalizada, são 38 escolas trabalhando nesse contexto de educação, sobretudo na zona rural do município. Ramiro disse que é hora de ter a dimensão da riqueza do semiárido nordestino e explorar o conhecimento nele contido.
A secretária de Educação Graças Farias, lembrou que tudo o que esta ao alcance da secretaria, vem sendo feito para proporcionar uma melhor qualidade no ensino-aprendizagem. Para a secretária, Tamboril esta vivenciando um importante momento na educação.
Irmã Herbênia da Caritas Diocesana, falou da importância que a educação contextualizada tem para a formação dos nossos jovens, onde tem se possibilitado uma aprendizagem mais qualitativa e direcionada para a realidade em que vivemos.