Mesmo com as poucas chuvas registradas em Tamboril, muitos agricultores realizaram seus plantios.
O senhor Francisco Araújo, conhecido como seu Frasquinho da Barraca do peixe, que reside com a esposa na Localidade de Lagoa Grande, plantou milho e feijão no final do mês de fevereiro, segundo ele mesmo com a escassez de chuvas, teve que ariscar a plantar.
Ele disse que se houver a continuidade das poucas chuvas que vem acontecendo, quem plantou vai colher, mas reconhece que a ausência das chuvas tem sido cada vez mais notada.
Questionado se ele acha que teremos um bom inverno, ele ressalta que “o tempo não esta do jeito que esperava, e que só Deus pra ter pena dos agricultores”.
A irregularidade das chuvas, que na sua maioria são isoladas, deixa um quadro de incerteza, porém os agricultores não perdem a esperança.
Os pés de milho e feijão plantados em fevereiro pelo Seu Fransquinho, já estão crescidos, mas se não chover até o meio do mês de abril, o cultivo da roça plantada pode ser perdido.
Mesmo com toda incerteza, ele abre um sorriso no rosto ao olhar pro roçada, e diz: “ta verdinho e esperando só a chuva cair do céu, se Deus quiser.