Dedé Teixeira, Secretário do Desenvolvimento Agrário do estado, esteve reunido na última quinta-feira (13), em Brasília, com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para a entrega de pauta de reivindicações com 11 projetos para impulsionar a agricultura no Ceará.
Dentre os projetos inclusos na pauta, estão o Hora de Plantar, recuperação e desassoreamento de açudes, Programa Nacional Crédito Fundiário (PNCF), revitalização da infraestrutura das Unidades Produtivas, Revitalização 310 Assentamentos Estaduais, Assistência Técnica (Ater), etnodesenvolvimento das comunidades originárias e tradicionais, desenvolvimento sustentável e solidário das mulheres e juventude do campo, Cadastro Ambiental Rural (CAR), convênios de terras, reordenamento de 600 famílias que vivem as margens do Canal do Trabalhador, Pacto Federativo pela ATER e Crédito Emergencial.
O Secretário Dedé Teixeira destacou como uma das prioridades os recursos para o Projeto Hora de Plantar, que tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético, propiciando o aumento da produtividade. O orçamento previsto é de R$ 22 milhões para esse projeto. “O Governo do Ceará já investe R$ 19 milhões anualmente no Hora de Plantar”, informou Dedé Teixeira.
O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, garantiu ao Secretário Dedé Teixeira que vai encaminhar e atender as reivindicações o mais rápido possível. Presente na reunião o Deputado Federal José Guimarães, confirmou apoiou às demandas encaminhadas ao MDA.