O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) tem discutido com criadores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com o objetivo de avaliar o andamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
A não vacinação do rebanho trará aos criadores a inadimplência, acarretando assim nas sanções legais como multa e a não autorização da emissão da guia de trânsito animal (GTA) para os criadores que não vacinaram o rebanho. A média da dose de vacina está R$ 1,70 e a multa para aqueles criadores inadimplentes está em torno de R$ 16,00 por cabeça.
Para o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, quanto mais cedo adquirir a vacina e imunizar seus animais e declarar melhor. “Nós clamamos aos produtores que venham declarar a vacinação, aqueles que já vacinaram. E para aqueles que ainda não vacinaram, ainda faltam 15 dias.
Segundo o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, esses encontros fortalecem a campanha. “A campanha não pode esfriar, ela tem que ser cada vez mais positiva para que nós mantenhamos esse status de reconhecimento internacional”.
(Assessoria de Imprensa da SDA)