Uma delegação do governo do Chile esteve reunida com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, nesta sexta-feira (17). A visita teve como um dos objetivos conhecer melhor as políticas desenvolvidas e executadas para o setor de hortigranjeiros, principalmente voltadas ao agricultor familiar.
No encontro, foi apresentado o Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), que tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento e a modernização do setor hortigranjeiro nacional, proporcionando maior interação entre os diversos agentes governamentais envolvidos no setor e os integrantes da cadeia de produção e distribuição, para a melhoria e ampliação das funções dos mercados atacadistas. “Um dos focos do trabalho é criar instrumentos para que os pequenos agricultores possam colocar seus produtos no mercado em iguais condições aos grandes”, ressaltou o gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Newton Araújo Junior.
A missão chilena também demonstrou interesse em compreender melhor o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesta quinta-feira (16), a comitiva esteve em Cristalina e conheceu o Programa na prática ao visitar a cooperativa Rede Terra, que fornece produtos para o PAA.
Integram a comitiva representantes da Central de Abastecimento Lo Valledor, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura chileno, da Embaixada do Chile e do Instituto ProChile.