Regionais

Incêndio devasta 132 hectares de terra em Crateús e deixa prejuízo de R$ 400 mil em fazenda na zona rural

Um incêndio de grandes proporções atingiu, no último dia 28 de agosto, a Fazenda Bela Vista, localizada no município de Crateús, a 355 km de Fortaleza. As chamas destruíram 132 hectares da propriedade agrícola, causando um prejuízo estimado em R$ 401 mil. O período marca o início do segundo semestre, quando o Ceará registra maior incidência de queimadas.

De acordo com o proprietário, o produtor rural Renan Mourão, nenhum dos animais foi atingido pelo fogo, mas a destruição de todo o capim destinado à pastagem, além de cercas e equipamentos, comprometeu a estrutura da fazenda. “O grande problema hoje vai ser a alimentação para os animais, porque eu tenho um rebanho de mil ovinos e mais de 200 bovinos. A reserva alimentar que eu tinha foi destruída pelo fogo”, afirmou.

O prejuízo inclui também a necessidade de compra de forragem para manter o rebanho até a recuperação do solo. O caso foi registrado como crime de incolumidade pública na Delegacia Regional de Crateús. A Polícia Civil do Ceará informou que instaurou investigação e registrou Boletim de Ocorrência em 29 de agosto, na unidade do município.

O crime de incêndio pode resultar em pena de seis meses a seis anos de reclusão, conforme o Código Penal. Já a queima de vegetação é enquadrada na Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais, com punição de seis meses a quatro anos, variando de acordo com a intenção do autor.

Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

INSTITUCIONAL