Regionais

Jovem é aprovado em Medicina e faz campanha para iniciar nova etapa da vida em Crateús

Mateus Silva Santiago, de 20 anos, natural de Reriutaba, no interior do Ceará, conquistou recentemente uma das vagas mais disputadas da Universidade Estadual do Ceará (Uece): o curso de Medicina. Aprovado em 4º lugar pela cota de Pretos, Pardos e Indígenas, ele agora se prepara para se mudar para Crateús, onde será o novo campus da sua jornada acadêmica. Para isso, iniciou uma campanha de arrecadação por Pix, buscando apoio para custear moradia e alimentação.

A história de Mateus é marcada por superações. Órfão de apoio parental, ele foi criado pelos avós no bairro Açude do Mato. Perdeu a avó, dona Francisca Ana, em 2017, vítima de um infarto, e no ano passado também se despediu do avô, Valdemiro, diagnosticado com Alzheimer após a perda da esposa.

Sem condições financeiras, Mateus teve de encontrar alternativas para continuar estudando. Ainda em Sobral, onde atualmente reside, ele contou com o auxílio do Restaurante Universitário para garantir a alimentação, e chegou a morar em uma casa compartilhada com outras nove pessoas. Mesmo assim, manteve a rotina intensa de estudos: das 7h às 21h30min, todos os dias, em um cursinho particular que o acolheu com uma bolsa integral.

“Eu sempre valorizei a educação. Sempre soube que era por ela que eu poderia mudar minha realidade”, conta Mateus, emocionado. Ele já havia sido aprovado no curso de Direito pela UVA e feito curso técnico em Enfermagem, mas nunca desistiu do sonho de ser médico — desejo que cresceu ainda mais após a perda da avó, quando sentiu na pele a demora no atendimento médico. “Pensei: vou ser médico, mas não qualquer um. Quero ser um profissional que olha nos olhos e realmente cuida do paciente”, diz.

Sem ajuda dos pais — a mãe mora no Rio de Janeiro e o pai é alcoólatra —, Mateus precisou trabalhar em pizzarias, como cuidador de pacientes e até tomar banho escondido no colégio onde estudava nos primeiros dias em Sobral. Recebeu apoio pontual de professores e uma ajuda de custo do ex-prefeito de Reriutaba, Osvaldo Neto.

Agora, prestes a dar início ao curso em Crateús, o jovem sonhador precisa novamente da solidariedade das pessoas. Ele criou uma chave Pix para doações: (88) 99688-7805, em seu nome, Mateus Silva Santiago, no banco Bradesco. O valor arrecadado será usado para sua mudança e para garantir uma alimentação digna durante o início dos estudos.

“Sou a primeira pessoa da minha família a entrar na Medicina. Ainda não caiu a ficha, mas sei que tudo aconteceu no tempo certo. Estou muito feliz e grato a Deus”, afirma.

Mateus é um exemplo de resistência, foco e esperança. Agora, ele conta com a ajuda de quem acredita no poder transformador da educação para seguir escrevendo sua história.

Compartilhe!

PÚBLICIDADE INSTITUCIONAL

Feiticeiro Fm

INSTITUCIONAL